Elementos socioterritoriais sobre prática de leitura na escola básica amazônica

Autores

  • Tiese Rodrigues Teixeira Júnior UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i1.84503

Palavras-chave:

Livro, Leitura, Sociologia, Território, Amazônia

Resumo

Este artigo busca levantar elementos socioterritoriais que ajudem a compreender práticas de leitura na Amazônia brasileira. A partir de uma corpora constituída por um livro didático do Ministério da Educação e um corpus recortado do discurso de docentes da escola básica pública. O objetivo é identificar quais livros são indicados e como os estudantes se apropriam destas obras nas aulas de Literatura. A pesquisa é qualitativa e a rede teórica e metodológica é formada por conceitos vindos da sociologia e da análise do discurso, dialogando com Bourdieu (2001) e Maingueneau (2010). Entre os indícios encontrados destaca-se: a falta dos livros, o pouco tempo para as aulas e a dificuldade de compreensão dessas obras no ato da leitura, o que fortalece o distanciamento e o desinteresse dos estudantes por essa prática - revelando, assim, múltiplas violências simbólicas sofridas por esses agentes sociais por parte do estado brasileiro.

Biografia do Autor

Tiese Rodrigues Teixeira Júnior, UNIFESSPA

Docente da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA. Marabá, PA, Brasil.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Júnior, T. R. T. (2022). Elementos socioterritoriais sobre prática de leitura na escola básica amazônica. Sociologias Plurais, 8(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i1.84503

Edição

Seção

Artigos