Elementos socioterritoriais sobre prática de leitura na escola básica amazônica
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i1.84503Palavras-chave:
Livro, Leitura, Sociologia, Território, AmazôniaResumo
Este artigo busca levantar elementos socioterritoriais que ajudem a compreender práticas de leitura na Amazônia brasileira. A partir de uma corpora constituída por um livro didático do Ministério da Educação e um corpus recortado do discurso de docentes da escola básica pública. O objetivo é identificar quais livros são indicados e como os estudantes se apropriam destas obras nas aulas de Literatura. A pesquisa é qualitativa e a rede teórica e metodológica é formada por conceitos vindos da sociologia e da análise do discurso, dialogando com Bourdieu (2001) e Maingueneau (2010). Entre os indícios encontrados destaca-se: a falta dos livros, o pouco tempo para as aulas e a dificuldade de compreensão dessas obras no ato da leitura, o que fortalece o distanciamento e o desinteresse dos estudantes por essa prática - revelando, assim, múltiplas violências simbólicas sofridas por esses agentes sociais por parte do estado brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.