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Elementos socioterritoriais sobre prática de leitura na escola básica amazônica

Tiese Rodrigues Teixeira Júnior

Resumo


Este artigo busca levantar elementos socioterritoriais que ajudem a compreender práticas de leitura na Amazônia brasileira. A partir de uma corpora constituída por um livro didático do Ministério da Educação e um corpus recortado do discurso de docentes da escola básica pública. O objetivo é identificar quais livros são indicados e como os estudantes se apropriam destas obras nas aulas de Literatura. A pesquisa é qualitativa e a rede teórica e metodológica é formada por conceitos vindos da sociologia e da análise do discurso, dialogando com Bourdieu (2001) e Maingueneau (2010). Entre os indícios encontrados destaca-se: a falta dos livros, o pouco tempo para as aulas e a dificuldade de compreensão dessas obras no ato da leitura, o que fortalece o distanciamento e o desinteresse dos estudantes por essa prática - revelando, assim, múltiplas violências simbólicas sofridas por esses agentes sociais por parte do estado brasileiro.

Palavras-chave


Livro; Leitura; Sociologia; Território; Amazônia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v8i1.84503

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