Cassava, flour, tucupi and people: mutual becomings in a casa de farinha

Autores

  • Gabriel Graton Roman Université libre de Bruxelles (ULB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i1.84501

Palavras-chave:

Mandioca, Casa De Farinha, Semiótica Material, Espécies Companheiras

Resumo

Este artigo explora a relação humano-mandioca que se forma em uma casa de farinha localizada na comunidade quilombola do Espírito Santo do Itá (Pará). Embasado em um trabalho de campo etnográfico, este texto descreve a forma como a mandioca é transformada em farinha e tucupi, abordando o conhecimento multisensorial e corporificado que emerge nessas atividades. Inspirado na teoria semiótica material feminista, mais notavelmente no trabalho de Haraway sobre "espécies companheiras", sugiro que a mandioca e as pessoas emergem de forma relacional neste espaço. Tal devir mutual se desdobra de múltiplas formas, constituindo identidades coletivas, individuais e de gênero. Argumenta-se ainda que as performances identificadas são instáveis e são, portanto, afetadas pela introdução ou remoção de artefatos na casa de farinha.

Biografia do Autor

Gabriel Graton Roman, Université libre de Bruxelles (ULB)

PhD Candidate in Social Anthropology at the Université libre de Bruxelles (ULB) and the Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS). I would like to thank the people of Espírito Santo do Itá for making this research possible, mainly Christina, Adelson, Xaboca, and Jane. I also would like to thank my colleagues Simon Oxholm Roy and Markus Enk for their comments and discussions, as well as the two anonymous reviewers.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Roman, G. G. (2022). Cassava, flour, tucupi and people: mutual becomings in a casa de farinha. Sociologias Plurais, 8(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i1.84501

Edição

Seção

Artigos