Mulheres negras na formação de docentes: identidades e estratégias de resistência em uma escola pública de Curitiba-PR

Autores

  • Aline Adriana de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Carolina dos Anjos de Borba Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82264

Palavras-chave:

Mulheres Negras, Identidades, Formação de Docentes, Ambiente Escolar, Relações Étnico-Raciais

Resumo

Neste artigo discutimos os resultados de pesquisa realizada entre 2018 e 2019 com alunas de uma turma do curso de formação de docentes em uma escola pública de Curitiba - PR. O objetivo era buscar uma aproximação entre a formação escolar e a construção de identidades negras, ou seja, compreender como “raça” enquanto temática foi mobilizada no cotidiano escolar, tal qual a maneira como emerge em narrativas identitárias formuladas pelas alunas. O recorte proposto procura compreender como estudantes que se veem como negras articulam suas identidades no espaço da escola, compreendendo tais identidades numa perspectiva que as entende como sendo negociadas e marcadas pelas diversas posições que os sujeitos ocupam. Através de etnografia, entrevistas semiestruturadas e um questionário de autoidentificação de raça-cor utilizado com a turma, os resultados sugerem a manutenção de formas diversas de racismos que se transmutam num sentimento difuso de “incapacidade” e falta de amparo em relação às estudantes que se autodeclaram negras, bem como a carência de abertura para o tema da história e cultura afro-brasileira nos currículos. Por fim, percebe-se como dos conflitos surgem estratégias de resistências, sobretudo para aquelas mulheres que se veem como negras e militantes e passam a reivindicar suas demandas na instituição escolar.

Biografia do Autor

Aline Adriana de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade social em Educação e licenciada em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contato: aline.adriana.oliveira@gmail.com.

Carolina dos Anjos de Borba, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2006), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Paraná, atuando no Setor de Educação, no Pós-Graduação em Educação e no Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Contato: carolzinhadosanjos@gmail.com.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

de Oliveira, A. A., & dos Anjos de Borba, C. (2021). Mulheres negras na formação de docentes: identidades e estratégias de resistência em uma escola pública de Curitiba-PR. Sociologias Plurais, 7(3). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82264

Edição

Seção

Artigos