Curitiba, 1978: um relato do ARTSHOW

Autores

  • Manita Menezes UFPR
  • Marcos Namba Beccari UFPR
  • Felipe Prando UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82256

Palavras-chave:

Artshow, espaços públicos, multimídia

Resumo

Este texto pretende fazer uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens na esfera pública, dando ênfase ao evento Artshow, um projeto multimídia realizado no centro histórico da cidade de Curitiba no ano de 1978, em plena vigência da ditadura militar no país. A pesquisa é qualitativa e utiliza o recurso da história oral, por meio do contato direto e prolongado de um dos autores deste artigo com o principal realizador do evento, o artista visual Sergio Moura. A partir de autores que se debruçam sobre a arte na esfera pública e os espaços democráticos, a pesquisa enfatiza a importância de se dar voz às demandas sociais por meio de uma produção de arte mais integrada aos valores de cidadania.

Biografia do Autor

Manita Menezes, UFPR

Doutoranda em Design (UFPR), mestra em Comunicação e Linguagens (UTP), especialista em Marketing (UFPR). Professora dos cursos de Design da Universidade Positivo (UP).

Marcos Namba Beccari, UFPR

Doutor em Educação pela USP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR.

Felipe Prando, UFPR

Doutor em Poéticas Visuais pela USP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Menezes, M., Beccari, M. N., & Prando, F. (2021). Curitiba, 1978: um relato do ARTSHOW. Sociologias Plurais, 7(3). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82256

Edição

Seção

Artigos