A condição da mulher privada de liberdade: um estudo de caso a partir da vivência de uma egressa da cadeia pública de Guarapuava

Autores

  • Tailan Cristina Maciel Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82252

Palavras-chave:

Mulher, Privação de liberdade, Educação, Gênero

Resumo

A presente investigação busca, por meio de um estudo de caso realizado com uma egressa da Cadeia Pública de Guarapuava, no estado do Paraná, compreender as relações de poder, violação de direitos e a condição da mulher privada de liberdade. O estudo proposto teve como instrumento uma entrevista com roteiro semiestruturado de discussões aplicado a uma egressa da Cadeia Pública de Guarapuava, selecionada a partir de uma aproximação feita no ano de 2019. O intuito foi apontar os anseios vivenciados pelas mulheres nas unidades prisionais e suas considerações frente às disposições impostas pelo encarceramento. Dadas as premissas da problemática, considera-se a educação como um instrumento para promoção da autonomia da mulher presa na luta pela garantia dos direitos.

Biografia do Autor

Tailan Cristina Maciel, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Guarapuava-Paraná. E-mail: thailancristinamaciel@gmail.com.

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e docente na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) Guarapuava-Paraná. E-mail: vanessarodrigues@unicentro.br.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Maciel, T. C., & Raue Rodrigues, V. E. (2021). A condição da mulher privada de liberdade: um estudo de caso a partir da vivência de uma egressa da cadeia pública de Guarapuava. Sociologias Plurais, 7(3). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82252

Edição

Seção

Espaço Graduação