Da teoria à prática: educação das relações étnico-raciais na educação infantil

Autores

  • Caroline Valentin dos Santos
  • Mariane Conceição Vieira

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.80278

Palavras-chave:

, Cultura afro-brasileira, educação infantil, normalização, estigma

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se a cultura afro-brasileira é de fato trabalhada nas escolas de educação infantil e se sim, de que forma isso se efetiva e como as crianças reagem. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa interveniente com crianças de 3 e 4 anos em uma instituição de ensino pública e em outra privada, apresentando-lhes um conto de fadas com personagens negros, somada ainda à realização de entrevistas com as professoras dessas escolas para verificar suas perspectivas e iniciativas didáticas em torno do assunto. O suporte teórico foi firmado nos constructos de Michel Foucault e Erving Goffmann, dialogando com o conceito de normalização e de estigma, respectivamente, os quais fornecem uma possibilidade analítica acerca das reações das crianças e dos posicionamentos das professoras. Através dessa estratégia, verificou-se que, apesar de respaldado por lei, o estudo da cultura não é assegurado, acabando por causar um distanciamento da cultura afro-brasileira e uma dificuldade na construção da identidade da criança.

Biografia do Autor

Caroline Valentin dos Santos

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mariane Conceição Vieira

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); é bolsista de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFPR

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

dos Santos, C. V., & Vieira, M. C. (2019). Da teoria à prática: educação das relações étnico-raciais na educação infantil. Sociologias Plurais, 5(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.80278

Edição

Seção

Espaço Graduação