Colonização e descolonização: fundamentos da dominação Ocidental e perspectivas de transformação

Autores

  • Guilherme Lassabia de Godoy USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79179

Palavras-chave:

colonização, descolonização, raça, pós-colonial, decolonial.

Resumo

Neste artigo busca-se apresentar, discutir e definir os principais termos de alguns dos debates clássicos e contemporâneos sobre colonização e perspectivas de descolonização. Esse é um tema fundamental para compreensão dos diversos impasses, conflitos e contradições do atual mundo globalizado existentes especialmente nos países que foram vítimas desse processo de dominação, mas que também são parte importante das relações sociais no chamado centro do mundo capitalista. O debate que será apresentado reflete e aponta para questões profundas da realidade social, possibilitando entender a colonialidade como uma dimensão da dominação no presente. O texto será dividido em dois grandes blocos que estão intrinsecamente relacionados: o primeiro discutirá mais profundamente a dominação colonial, os seus instrumentos, a sua infraestrutura e as suas consequências; o segundo apresentará diferentes perspectivas teóricas de descolonização. Os principais autores cujas reflexões guiarão o debate são: Frantz Fanon, Achille Mbembe, Edward Said, Aníbal Quijano e Lélia Gonzalez.

Biografia do Autor

Guilherme Lassabia de Godoy, USP

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, bolsista de treinamento técnico nível III vinculado à FAPESP no projeto “O legado teórico de Waldisa Rússio para a museologia internacional”, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É da cidade de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

de Godoy, G. L. (2021). Colonização e descolonização: fundamentos da dominação Ocidental e perspectivas de transformação. Sociologias Plurais, 7(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79179

Edição

Seção

Espaço Graduação