A dinâmica da recepção: a intelectualidade brasileira e o ingresso do pensamento europeu do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79172Palavras-chave:
eurocentrismo, intelectualidade brasileira, recepçãoResumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a sociologia pós-colonial e sua crítica ao pensamento eurocêntrico que procura obliterar a potencialidade científica dos países latino-americanos. Tendo como base a teoria social de Boaventura de Sousa Santos que se desdobra na defesa das “Epistemologias do Sul”, o texto almeja dialogar com a tese defendida por Angela Alonso, posteriormente transformada em livro, que sustenta a dinamicidade da intelectualidade brasileira, no século XIX, durante a transição do período monárquico ao republicano, que concebeu nas matrizes do pensamento europeu, personificadas no liberalismo político e no positivismo, chaves para uma reconstrução sócio-política do Brasil. A partir disso, essa abordagem tem como pressupostos analisar a interação da sociologia pós-colonial de Sousa Santos com as de outros autores que ressaltam a problemática da condição pós-colonial em diferentes países e etnias, e em seguida, apresentar a análise histórica de Alonso, mediante o papel das elites intelectuais brasileiras, no processo de recepção das ideias européias, dialogando com a teoria de Sousa Santos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.