Modernidade e Racionalização: Entre a Tragédia do Esclarecimento e a Esperança no Agir Comunicativo

Autores

  • Renan Oliveira de Carvalho UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79171

Palavras-chave:

Modernidade, Racionalização, Adorno, Horkheimer, Habermas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva de autores que construíram suas teorias da Modernidade a partir do paradigma da racionalização. Para isso, pretende-se lançar um olhar para as teorias de sociólogos como Weber, Adorno, Horkheimer e Habermas, e suas diferentes perspectivas acerca do tema. O que se pretende nas páginas que seguem é apresentar as diferentes teorias da Modernidade dos autores em questão e refletir sobre suas perspectivas, diagnósticos e projeções em torno da percepção de que a Modernidade é fruto de um processo de racionalização da vida e do mundo pelo qual passou a sociedade ocidental.

Biografia do Autor

Renan Oliveira de Carvalho, UFRJ

Bacharel em Direito pela UFRJ e licenciado em Ciências Sociais também pela UFRJ. Mestre em Ciência Política pela UFF. Doutorando em Sociologia pelo IESP-UERJ. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

de Carvalho, R. O. (2021). Modernidade e Racionalização: Entre a Tragédia do Esclarecimento e a Esperança no Agir Comunicativo. Sociologias Plurais, 7(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79171

Edição

Seção

Artigos