A democracia como valor de debate: a discussão entre Carlos Nelson Coutinho e Adelmo Genro Filho
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i2.78418Palavras-chave:
Carlos Nelson Coutinho, Adelmo Genro Filho, Democracia, Encontros com a Civilização BrasileiraResumo
Em 1978, já no contexto da redemocratização e “abertura lenta, gradual e segura” anunciada pelo General Ernesto Geisel, muitos debates em torno da temática “democracia” ocorreram. A revista Encontros com a Civilização Brasileira (ECB) era um dos espaços disponíveis para pensar o que seria a democracia no Brasil após duas décadas de regime militar. A ECB circulou entre 1978 e 1982 e foi editada por Ênio Silveira e Moacyr Félix. Entre os quatro anos foram publicados 29 volumes. O trabalho em questão pretende elencar dois textos produzidos na ECB em torno da temática “democracia”. O primeiro de Carlos Nelson Coutinho, “A democracia como valor universal”, onde o autor reflete sobre o vínculo existente entre democracia e socialismo e em que lugar há continuidades e rupturas entre a democracia de caráter burguês e a de caráter socialista. E o segundo de Adelmo Genro Filho, “A democracia como valor operário e popular”, cujo objetivo é responder Coutinho. Genro Filho acusa o primeiro autor de certo reformismo na maneira de compreender a passagem de uma democracia a outra. Assim sendo, tendo como pano de fundo o debate entre os dois autores, suas posições e conceitos trazidos para teorizarem sobre o que seria democracia no socialismo, o artigo pretende resgatar os debates realizados na ECB no contexto da redemocratização brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.