Universalização do princípio da simetria? Debates em torno da democratização epistêmica e da emergência de uma “era da pósverdade”
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i2.74914Palavras-chave:
Pós-verdade, Princípio da Simetria, Science and Technology Studies, Democratização EpistêmicaResumo
O objetivo deste artigo é examinar os debates recentes na área dos Science and Technology Studies acerca da emergência de uma era da pós-verdade e as potenciais responsabilidades do campo na influência que emoções e crenças pessoais têm na formação da opinião pública, em detrimento de fatos ditos objetivos. Trata-se de um exercício ensaístico, em que focamos na relação entre essa suposta era da pós-verdade e um princípio basilar para a área: o princípio da simetria, que prevê o tratamento equivalente de crenças verdadeiras ou falsas por parte do sociólogo interessado na análise do conhecimento científico. Procuramos, assim, refletir sobre a temática da democratização epistêmica, discutindo sua possível ligação com a emergência de uma era da pós-verdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.