Universalização do princípio da simetria? Debates em torno da democratização epistêmica e da emergência de uma “era da pósverdade”

Autores

  • Carolina Faraoni Bertanha UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i2.74914

Palavras-chave:

Pós-verdade, Princípio da Simetria, Science and Technology Studies, Democratização Epistêmica

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar os debates recentes na área dos Science and Technology Studies acerca da emergência de uma era da pós-verdade e as potenciais responsabilidades do campo na influência que emoções e crenças pessoais têm na formação da opinião pública, em detrimento de fatos ditos objetivos. Trata-se de um exercício ensaístico, em que focamos na relação entre essa suposta era da pós-verdade e um princípio basilar para a área: o princípio da simetria, que prevê o tratamento equivalente de crenças verdadeiras ou falsas por parte do sociólogo interessado na análise do conhecimento científico. Procuramos, assim, refletir sobre a temática da democratização epistêmica, discutindo sua possível ligação com a emergência de uma era da pós-verdade.

Biografia do Autor

Carolina Faraoni Bertanha, UnB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. É membro do grupo de pesquisa Ciências, Tecnologias e Públicos e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Bertanha, C. F. (2020). Universalização do princípio da simetria? Debates em torno da democratização epistêmica e da emergência de uma “era da pósverdade”. Sociologias Plurais, 6(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i2.74914

Edição

Seção

Artigos