O habitus autoritário das classes populares: um estudo com alunos do ensino médio de Juiz de Fora-MG

Autores

  • Mariana Cardozo Batista de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71028

Palavras-chave:

Autoritarismo, Conservadorismo, Classe, Juventude, Sociologia Política.

Resumo

No âmbito da atual conjuntura política das sociedades ocidentais, é fato notório a ascensão do que se tem chamado na academia de “nova direita”. Inspirada, pois, por esse fenômeno, objetivo contribuir para o estudo da relação entre juventude e conservadorismo/autoritarismo no Brasil. Para tanto, apliquei questionários em estudantes do ensino médio de quatro escolas de Juiz de Fora-MG, no intento de verificar a correlação entre determinados atributos de classe e a manifestação do autoritarismo. Algumas constatações importantes foram feitas, como, por exemplo, a observação de que as camadas populares são as que mais aderem a essa posição. Nesse sentido, os dados apontam que tais camadas são as mais autoritárias e, ao mesmo tempo, as mais despolitizadas, além de possuírem forte viés religioso, sobretudo evangélico. O estudo sinaliza, portanto, corroborar a hipótese principal, segundo a qual os capitais (econômico, cultural e social) acumulados pelos indivíduos estudados, na medida em que se apresentem em maior ou menor grau, possuem uma relação direta com a expressão de seu autoritarismo. Os resultados apresentados no presente trabalho foram obtidos a partir de correlações bivariadas entre as variáveis pesquisadas.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Oliveira, M. C. B. de. (2019). O habitus autoritário das classes populares: um estudo com alunos do ensino médio de Juiz de Fora-MG. Sociologias Plurais, 5(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71028

Edição

Seção

Seminário Nacional Sociologia & Política