O habitus autoritário das classes populares: um estudo com alunos do ensino médio de Juiz de Fora-MG
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71028Palavras-chave:
Autoritarismo, Conservadorismo, Classe, Juventude, Sociologia Política.Resumo
No âmbito da atual conjuntura política das sociedades ocidentais, é fato notório a ascensão do que se tem chamado na academia de “nova direita”. Inspirada, pois, por esse fenômeno, objetivo contribuir para o estudo da relação entre juventude e conservadorismo/autoritarismo no Brasil. Para tanto, apliquei questionários em estudantes do ensino médio de quatro escolas de Juiz de Fora-MG, no intento de verificar a correlação entre determinados atributos de classe e a manifestação do autoritarismo. Algumas constatações importantes foram feitas, como, por exemplo, a observação de que as camadas populares são as que mais aderem a essa posição. Nesse sentido, os dados apontam que tais camadas são as mais autoritárias e, ao mesmo tempo, as mais despolitizadas, além de possuírem forte viés religioso, sobretudo evangélico. O estudo sinaliza, portanto, corroborar a hipótese principal, segundo a qual os capitais (econômico, cultural e social) acumulados pelos indivíduos estudados, na medida em que se apresentem em maior ou menor grau, possuem uma relação direta com a expressão de seu autoritarismo. Os resultados apresentados no presente trabalho foram obtidos a partir de correlações bivariadas entre as variáveis pesquisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.