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Competências e empregabilidade: sentidos da formação nas políticas curriculares para o Ensino Médio

Alana Lemos Bueno

Resumo


As relações entre escola e trabalho tem produzido disputas no projeto de formação da juventude. Em um cenário de expansão da escola pública e de mudanças produzidas nos modos de organização da produção capitalista, uma série de políticas foram estabelecidas buscando indicar as finalidades e sentidos da escola de ensino médio no Brasil. O currículo assume como palco de conflitos político-epistemológicos, que ora alinha-se às demandas do mercado de trabalho ora busca construir outros sentidos para a formação. A partir disso, competência e empregabilidade, conforme Machado (1998), são elencadas como categorias de análise das políticas curriculares produzidas nos últimos vinte anos. A natureza das relações entre trabalho e educação são exploradas de modo a elucidar os caminhos pelas quais a formação da juventude se constrói.

Palavras-chave


Ensino médio; Políticas educacionais; Currículo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71024

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