O paradoxo do camaleão: identidade e modernidade líquida segundo a análise de Zygmunt Bauman

Autores

  • Jéssica Soares Silva Prefeitura Municipal de Eusébio-CE
  • Lucas Ariel Azeredo Sales Gama e Silva Prefeitura Municipal de Eusébio-CE

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68207

Palavras-chave:

Identidade, Modernidade líquida, Ambivalência

Resumo

O objetivo precípuo deste presente artigo é examinar o processo de construção e manutenção da identidade social do indivíduo diante dos desafios fragmentadores do mundo líquido pós-moderno presente na análise e descrição sociológica a obra do polonês Zygmunt Bauman. O mecanismo de construção identitária é estudado a partir de profunda pesquisa bibliográfica sobre os escritos do autor e de outros influentes sociólogos que contribuíram para a estudo da problemática. A compreensão central está pautada na identidade como um processo ambivalente que oferece liberdades, amplitudes de ação e pluralidades e ao mesmo tempo produz uma imensa sensação de angústia no indivíduo líquido moderno. Para tal intento, cria-se a alegoria do camaleão social como um ser que reconfigura seus atributos e identidades à medida em que o contexto assim o exige.Temas como sociedade de consumo, papéis sociais e globalização perpassam a proposição fundamental.

Biografia do Autor

Jéssica Soares Silva, Prefeitura Municipal de Eusébio-CE

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. É socióloga na Prefeitura Municipal de Eusébio-CE

Lucas Ariel Azeredo Sales Gama e Silva, Prefeitura Municipal de Eusébio-CE

Bacharel em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará. Possui especialização em Metodologia de Enfrentamento a Violência Contra a Criança pelo Centro Universitário 7 de Setembro. É sociólogo na Prefeitura Municipal de Eusébio-CE.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Silva, J. S., & Silva, L. A. A. S. G. e. (2019). O paradoxo do camaleão: identidade e modernidade líquida segundo a análise de Zygmunt Bauman. Sociologias Plurais, 5(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68207

Edição

Seção

Espaço Graduação