Durkheim e Bourdieu: aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68199Palavras-chave:
Émile Durkheim, Pierre Bourdieu, Sociologia, Teoria da Ação, Habitus, Campo.Resumo
O presente ensaio tem por objetivo apresentar de forma sucinta, alguns dos principais aspectos constitutivos do campo de investigação da Sociologia sob a ótica de dois autores. O primeiro, um dos “clássicos da Sociologia”, Émile Durkheim, que viveu na França, nos séculos XIX e XX. Para ele, a Sociologia, enquanto ciência do social coloca como uma das suas principais preocupações a compreensão daquilo que “permite” o social, ou seja, o que faz com que os indivíduos se reúnam em sociedade. O Segundo, o autor contemporâneo Pierre Bourdieu, que deu uma importante contribuição para o pensamento sociológico partir da sua “teoria da ação”. Assim, buscamos através deste breve ensaio conjugar as aproximações e dos distanciamentos destes autores, destacando sua importância para o campo de investigação sociológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.