Durkheim e Bourdieu: aproximações e distanciamentos

Autores

  • Rodolfo Ferreira da Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68199

Palavras-chave:

Émile Durkheim, Pierre Bourdieu, Sociologia, Teoria da Ação, Habitus, Campo.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo apresentar de forma sucinta, alguns dos principais aspectos constitutivos do campo de investigação da Sociologia sob a ótica de dois autores. O primeiro, um dos “clássicos da Sociologia”, Émile Durkheim, que viveu na França, nos séculos XIX e XX. Para ele, a Sociologia, enquanto ciência do social coloca como uma das suas principais preocupações a compreensão daquilo que “permite” o social, ou seja, o que faz com que os indivíduos se reúnam em sociedade. O Segundo, o autor contemporâneo Pierre Bourdieu, que deu uma importante contribuição para o pensamento sociológico partir da sua “teoria da ação”. Assim, buscamos através deste breve ensaio conjugar as aproximações e dos distanciamentos destes autores, destacando sua importância para o campo de investigação sociológica.

Biografia do Autor

Rodolfo Ferreira da Silva, UERJ

Professor de História e Sociologia da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Graduado em História pela UFRJ, com especialização em História do Século XX pela UCAM. Mestrando em Ciências Sociais na UERJ, com pesquisa na área de dependência química e processos de tratamento e recuperação, sobretudo na irmandade de Narcóticos Anônimos.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Silva, R. F. da. (2019). Durkheim e Bourdieu: aproximações e distanciamentos. Sociologias Plurais, 5(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68199

Edição

Seção

Artigos