ANONYMOUS NAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO: UMA PROPOSTA TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2e.64814Palavras-chave:
Anonymous, Movimentos sociais em rede, Cultura políticaResumo
Uma máscara se destacou nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Tratase do símbolo dos Anonymous, uma rede que não se identifica como grupo ou movimento, mas como uma ideia. A máscara pode ser vista em registros de manifestações ao redor do globo: desde mobilizações no norte da África a partir de 2011, passando por diversos outros países. Além de ter sua máscara-símbolo amplamente adotada, eles atuaram como importantes mediadores dos protestos brasileiros de junho de 2013. Entende-se aqui que essa atuação não é um evento isolado, mas insere-se num processo que envolve transformações culturais nos âmbitos de juventude, comunicação e política – aspectos que dialogam entre si e convergem na aplicação do conceito de rede à situação pesquisada. Trata-se de delinear as bases para a investigação do significado sociopolítico da atuação dos Anonymous nas manifestações de junho, sob uma perspectiva de movimentos sociais em rede que integra comunicação, cultura e política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.