GOVERNAMENTALIZANDO O EMPREENDEDORISMO DE SI: COMO AS "PSICOCIÊNCIAS" FOMENTAM A PRODUÇÃO DO HOMO ŒCONOMICUS

Autores

  • Pablo Ornelas Rosa
  • Marcelo Puzio

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64760

Palavras-chave:

Governamentalidade, Biopoder, Racionalidade Neoliberal, Tecnologias do Self.

Resumo

Esse artigo é resultado de discussões teóricas e, portanto, sem estudo empírico,desenvolvidas por ambos os autores junto ao Núcleo de Estudos sobre Biopoder e Práticas de Subjetivação,vinculado a Faculdade Sagrada Família – FASF, que vão ao encontro das abordagens foucaultianas realizadas por Nikolas Rose sobre a emergente racionalidade neoliberal estadunidense que, ao se amparar no campo da administração empresarial, acaba governamentalizando a população a partir de tecnologias de poder legitimadas pelas chamadas “psico ciências”.Segundo os autores, a produção dessa nova govern amentalidade não ocorre exclusivamente através de poderes opressores e disciplinares, mas também por meio do investimento nos selfs que perpassam a inserção de tecnologias psicológicas amparadas em um conjunto de ações programadas, que agem sob a forma de tarefas, programas, auto análises,rastreamento de potenciais e gerenciamentos,incidindo concomitantemente sobre os indivíduos e sobre a população. Ao pressupor que a governamentalização dessa racionalidade neoliberal estadunidense abarca certas tecnologias de poder perpassadas pelas “psico-ciências” foi possível constatar a emergência de práticas de subjetivação que fomentam a produção de um homo œconomicus, que age e pensa sempre em termos de ganhos, baseados no “empreendedorismo de si” e no marketing pessoal, conforme apontou Michel Foucault em suas aulas no Còllege de France intituladas Segurança, Território, População e Nascimento da Biopolítica.

Biografia do Autor

Pablo Ornelas Rosa

Pablo Ornelas Rosa é Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestre em Sociologia Política e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente desenvolve pesquisa de PósDoutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS na Universidade Federal do Paraná – UFPR e é professor de Sociologia e Ciência Política, coordenador do curso de graduação em Ciências Sociais e coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Biopoder e Práticas de Subjetivação na Faculdade Sagrada Família – FASF, em Ponta Grossa/PR.

Marcelo Puzio

Marcelo Puzio é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e graduando em Filosofia pela Instituição de Ensino Superior Santana. Atualmente é professor de Filosofia e integrante do Núcleo de Estudos Sobre Biopoder e Práticas de Subjetivação da Faculdade Sagrada Família – FASF, em Ponta Grossa/PR.

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Ornelas Rosa, P., & Puzio, M. (2013). GOVERNAMENTALIZANDO O EMPREENDEDORISMO DE SI: COMO AS "PSICOCIÊNCIAS" FOMENTAM A PRODUÇÃO DO HOMO ŒCONOMICUS. Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64760

Edição

Seção

Artigos