JOVENS SUPERVISORES DE UM CALL CENTER: EX-TELEOPERADORES OU SUJEITOS RESPONSÁVEIS PELO EXERCÍCIO DISCIPLINAR DA EMPRESA?

Autores

  • Márcio Renato Teixeira Benevides

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64754

Palavras-chave:

Trabalho. Ascensão. Legitimidade.

Resumo

O artigo resulta de entrevistas com jovens de um call center de Fortaleza. Analisase como teleoperadores promovidos a cargos de supervisão assumem posições diferentes e “vestem a camisa” da contratante, passando a não se reconhecer mais como membro da teleoperação. Investiguei elementos sobre a disciplina, o processo de seleção, a fluidez da ascensão de cargos, os novos esquemas perceptivos do novo “campo de trabalho”, a função do supervisor dentro de uma empresa que funciona na base da busca por produtividade e, por fim, como essa subida de cargo é legitimada na teleoperação.

Biografia do Autor

Márcio Renato Teixeira Benevides

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela mesma Instituição.

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Teixeira Benevides, M. R. (2013). JOVENS SUPERVISORES DE UM CALL CENTER: EX-TELEOPERADORES OU SUJEITOS RESPONSÁVEIS PELO EXERCÍCIO DISCIPLINAR DA EMPRESA?. Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64754

Edição

Seção

Artigos