DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ENTRE REPRODUÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Autores

  • Joyce Kelly Pescarolo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i1.64739

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Práticas Educacionais

Resumo

O artigo em questão é fruto da observação participante com aproximadamente 250 profissionais da educação realizada no centro de capacitação do Instituto de Educação para a Não Violência e também em 6 escolas públicas de Curitiba e região metropolitana nas quais tal ONG atua. O acompanhamento desses profissionais permitiu perceber que suas práticas são, ainda, bastante conservadoras no que tange ao ensino e à vivência dos direitos humanos na escola. O texto apontará que parece haver uma discrepância entre os PCNs e os projetos políticos pedagógicos e as práticas dos educadores, que, via de regra, reproduzem discutir as representações e as práticas da escola contemporânea e seus profissionais, relativas aos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Joyce Kelly Pescarolo, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga Educacional, Mestre em Sociologia pela UFPR e Doutoranda em Sociologia pela UFPR. Pesquisadora do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR.

Downloads

Publicado

2013-02-01

Como Citar

Pescarolo, J. K. (2013). DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ENTRE REPRODUÇÕES E TRANSFORMAÇÕES. Sociologias Plurais, 1(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i1.64739

Edição

Seção

Artigos