DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ENTRE REPRODUÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i1.64739Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, Práticas EducacionaisResumo
O artigo em questão é fruto da observação participante com aproximadamente 250 profissionais da educação realizada no centro de capacitação do Instituto de Educação para a Não Violência e também em 6 escolas públicas de Curitiba e região metropolitana nas quais tal ONG atua. O acompanhamento desses profissionais permitiu perceber que suas práticas são, ainda, bastante conservadoras no que tange ao ensino e à vivência dos direitos humanos na escola. O texto apontará que parece haver uma discrepância entre os PCNs e os projetos políticos pedagógicos e as práticas dos educadores, que, via de regra, reproduzem discutir as representações e as práticas da escola contemporânea e seus profissionais, relativas aos Direitos Humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.