DE BENJAMIN CONSTANT À LEI 11.684/08: UMA BREVE TRAJETÓRIA DAS TENTATIVAS DE INCLUSÃO DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA ESCOLA BRASILEIRA

Autores

  • Gabriel Seretti Zanardi

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64736

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Ensino médio. Reformas educacionais.

Resumo

O ensino de Sociologia foi alvo de diversos embates curriculares e políticos que justificaram, ao longo do século XX, a alternância entre períodos de total presença, de presença parcial e de total ausência da disciplina no currículo do Ensino Médio (durante muito tempo, chamado de Ensino Secundário). Considerando que por trás desses embates havia uma série de argumentos políticos e/ou corporativos que influenciaram esta situação, tentaremos nesse artigo, através de uma análise bibliográfica comparada, delinear a situação da disciplina Sociologia no currículo do Ensino Médio durante as diferentes reformas educacionais implantadas no país desde os seus primórdios até os dias atuais, com a aprovação da Lei 11.684 de 2008 que tornou, finalmente, obrigatória a presença dessa disciplina no currículo de todas as escolas brasileiras.

Biografia do Autor

Gabriel Seretti Zanardi

Mestre em educação escolar e licenciado em Ciências Sociais, UNESP-Araraquara

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Seretti Zanardi, G. (2013). DE BENJAMIN CONSTANT À LEI 11.684/08: UMA BREVE TRAJETÓRIA DAS TENTATIVAS DE INCLUSÃO DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA ESCOLA BRASILEIRA. Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64736

Edição

Seção

Artigos