“SE ELA NÃO FOR MINHA, NÃO SERÁ DE MAIS NINGUÉM”: DESAFIOS DA LEI MARIA DA PENHA DIANTE DA VIOLÊNCIA CONJUGAL

Autores

  • Mari Cleise Sandalowski
  • Gabriela Felten da Maia
  • Paola Stuker
  • Maruá Pereira Lock

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v3i2.64721

Palavras-chave:

Violência conjugal, Gênero, Lei Maria da Penha.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sociológico que buscou avaliar situações de violência em relações conjugais e, com isso, os desafios da Lei Maria daPenha. A pesquisa foi realizada em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, através de sistematização de dados de Boletins de Ocorrências de quatro anos de aplicação da Lei Maria da Penha. Observou-se que ainda que a lei seja avançada, há muito que progredir na política de proteção aos direitos das mulheres, pois a dinâmica das denúncias apontam as complexidades que envolvem as situaçõesde violência nas relações conjugais.

Biografia do Autor

Mari Cleise Sandalowski

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora doDepartamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Felten da Maia

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Departamentode Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Paola Stuker

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria.

Maruá Pereira Lock

Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

Sandalowski, M. C., Felten da Maia, G., Stuker, P., & Pereira Lock, M. (2015). “SE ELA NÃO FOR MINHA, NÃO SERÁ DE MAIS NINGUÉM”: DESAFIOS DA LEI MARIA DA PENHA DIANTE DA VIOLÊNCIA CONJUGAL. Sociologias Plurais, 3(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v3i2.64721

Edição

Seção

Artigos