FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS EM DISPUTAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS DOAÇÕES A CANDIDATOS A VEREADOR DE CURITIBA EM 2008 E 2012

Autores

  • Bruno Fernando da Silva
  • Emerson Urizzi Cervi

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2.64718

Palavras-chave:

Financiamento de Campanha, Candidatos a vereador, Curitiba, 2008, 2012

Resumo

O trabalho apresenta uma análise empírica sobre os padrões de doações de campanha a candidatos a vereador em duas eleições em Curitiba: 2008 e 2012. Trata-se de uma análise comparativa para testar que características dos candidatos ajudam a entender as variações das receitas declaradas pelos concorrentes. O objetivo é verificar se a condição do candidato, novato ou à reeleição; se a posição do candidato, se em partido do governo ou oposicionista; e o desempenho do candidato, se eleito ou derrotado, ajudam a entender a capacidade de arrecadação de recursos financeiros pelos concorrentes. Portanto, trata-se de um estudo sobre finanças de campanha e não sobre desempenho eleitoral. A hipótese é que candidatos à reeleição têm melhores condições financeiras do que os demais, independentes de serem da oposição ou não. Comparamos duas eleições municipais para verificar se os padrões das finanças de campanha se alteraram no período ou se mantiveram estáveis.

Biografia do Autor

Bruno Fernando da Silva

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2013).

Emerson Urizzi Cervi

Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais, da pós-graduação em Ciência Política e da pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2006).

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

da Silva, B. F., & Urizzi Cervi, E. (2014). FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS EM DISPUTAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS DOAÇÕES A CANDIDATOS A VEREADOR DE CURITIBA EM 2008 E 2012. Sociologias Plurais, 2(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2.64718

Edição

Seção

Artigos