ESTRUTURA DE OPORTUNIDADE POLÍTICA NO ESTÍMULO AO ASSOCIATIVISMO

Autores

  • André Galindo da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2.64709

Palavras-chave:

Cultura política. Capital social. Estrutura de oportunidade política.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a gênese do conceito de capital social e sua evolução através do século XX. A partir de uma pesquisa bibliográfica esse estudo investiga alguns autores e obras que ao longo do tempo apresentaram concepções sobre o que é capital social. Para o desenvolvimento dessa pesquisa partiu-se da proposição de que o conceito teve certa notoriedade, na década de 1990, e depois passou por um aviltamento. Os resultados levam a crer que capital social é uma concepção que não pode ser simplificada, já que além de expressar certa forma de organização da sociedade civil foi também objeto de apreciação de autores pertencentes a diversas correntes teóricas. Os trabalhos mais recentes sobre o tema parecem indicar para a crítica à teoria de capital social de Robert Putnam na medida em que há uma reconsideração do papel do Estado na promoção do associativismo.

Biografia do Autor

André Galindo da Costa

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), licenciado em Administração pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), mestrando no programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Galindo da Costa, A. (2014). ESTRUTURA DE OPORTUNIDADE POLÍTICA NO ESTÍMULO AO ASSOCIATIVISMO. Sociologias Plurais, 2(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2.64709

Edição

Seção

Artigos