O embate entre sociedade e governo na implementação de uma política pública: uma análise sobre a implementação do Programa Escola Cidadã Integral no Município de João Pessoa – PB

Autores

  • Maria Eduarda Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v4i3.62820

Palavras-chave:

Full-time school, Implementation, politics educational public

Resumo

O Governo do Estado da Paraíba, iniciou em 2016, a implementação do Projeto Escola Cidadã Integral nas escolas de nível médio da rede estadual de ensino, cujo objetivo é oferecer um novo modelo de escola pública com organização e funcionamento em tempo integral. Atualmente, o ensino integral já é realidade em 100 escolas em toda a Paraíba, atendendo a aproximadamente 36.000 estudantes. Em João Pessoa, as escolas em tempo integral vêm se consolidando em meio a resistências da comunidade escolar, com a evasão dos alunos das escolas, protestos e paralisações dos professores. A pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós- Graduação em Sociologia da UFPB (mestrado), analisa a percepção dos atores sociais envolvidos que compõem a comunidade escolar em relação a implementação do referido projeto no Município de João Pessoa - PB. Além disso, estão sendo realizadas observações de campo e pesquisa documental. Para este trabalho, trazemos um recorte da pesquisa, onde buscamos identificar as percepções dos atores à realidade social, pressupondo essa realidade como um campo de disputa que apresenta inúmeros percalços a implementação de uma política pública educacional;

 

Palavras – chave: Escola em tempo integral; Implementação; políticas públicas educacionais.

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Publicado

2019-04-07

Como Citar

Leite, M. E. P. (2019). O embate entre sociedade e governo na implementação de uma política pública: uma análise sobre a implementação do Programa Escola Cidadã Integral no Município de João Pessoa – PB. Sociologias Plurais, 4(3). https://doi.org/10.5380/sclplr.v4i3.62820