Marcas Coletivas Como Instrumento De Valorização De Territórios

Autores

  • Adriana Larruscahim Hamilton Ilha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Priscila Wachs Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Kelly Lissandra Bruch Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5380/rrddis.v4i8.99411

Palavras-chave:

Propriedade intelectual, Economia criativa, Desenvolvimento econômico

Resumo

Os territórios criativos são delimitações geográficas que concentram atividades e profissionais de distintos setores, organizados em entidades representativas de interesses coletivos. Tais organizações, como associações, podem se beneficiar do uso de marcas coletivas, que identificam produtos e serviços de membros de uma mesma coletividade. Este estudo busca identificar a existência e o uso de marcas coletivas para a identificação de territórios criativos no Brasil, destacando seu papel na sustentabilidade desses espaços. A pesquisa envolveu o levantamento de dados no INPI, com foco na Classificação de Nice (NCL 41). Foram analisados 10 processos de registro, os atos constitutivos dos titulares e as especificações declaradas. Constatou-se que, até 31 de julho de 2024, não há registro em vigor ou pendente destinado a identificar territórios ligados diretamente à economia criativa. O resultado aponta que a marca coletiva é um instrumento ainda pouco explorado para fortalecimento e promoção de territórios criativos. A discussão enfatiza os benefícios potenciais desse uso, como a valorização da produção local, o estímulo à cooperação entre agentes econômicos e o aumento da competitividade. Além disso, o uso de marcas coletivas pode contribuir para o reconhecimento dos territórios como espaços de inovação e cultura, impulsionando a economia criativa, atraindo investimentos e promovendo o turismo. O estudo destaca a importância de políticas públicas e de iniciativas privadas no incentivo à adoção de marcas coletivas como estratégia de valorização dos territórios criativos.

Biografia do Autor

Adriana Larruscahim Hamilton Ilha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialista em Direitos da Propriedade Intelectual pela PUCRS.

Priscila Wachs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , doutorado sanduiche realizado na Universidade da Flórida no primeiro semestre de 2013, pós-doutorado no Departamento de Engenharia de Produção e Trans portes (PPGEP/UFRGS) e pós-doutorado em Administração na Escola de Negócios da PUCRS (UFRGS)

Kelly Lissandra Bruch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito pela UFRGS/Université Rennes I, France, com estágio pós doutoral em Agronegócios no CEPAN/UFRGS. Mestre em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS. Especialista em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Adjunta do Departamento de Direito Econômico e do Trabalho, da Faculdade de Direito da UFRGS, Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Direito. Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação (mestrado e doutorado), do Centro em Estudos e Pesquisas em Agronegócios - CEPAN/UFRGS e Vice-Diretora do CEPAN/ UFRGS. Professora do quadro permanente do PROFNIT (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) no Ponto Focal IFRS. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Ilha, A. L. H., Wachs, P., & Bruch, K. L. (2025). Marcas Coletivas Como Instrumento De Valorização De Territórios. Revista Rede De Direito Digital, Intelectual & Sociedade, 4(8), 53–72. https://doi.org/10.5380/rrddis.v4i8.99411

Edição

Seção

Parte II - As novas fronteiras dos direitos intelectuais

Categorias