GEOVISUALIZAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA PATRIMONIADA DA ZONA CENTRAL DE SETE LAGOAS-MG

Autores

  • Jussara Kele da Silva PUC-MG, Especialização em Geoprocessamento - Egresso.
  • Matheus Pereira Libório PUC Minas
  • Sandro Laudares PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v11i3.63445

Palavras-chave:

Arborização urbana, Geovisualização, Código de resposta rápida.

Resumo

A gestão pública eficiente da arborização urbana, e consequentemente, sua manutenção e preservação, gera benefícios econômicos, ambientais e sociais à população. No entanto, a importância da conservação da arborização urbana nem sempre é plenamente reconhecida, explorada e difundida. A falta de diagnóstico, valorização ou monitoramento pode levar a ações inadvertidas ou irresponsáveis com consequências danosas e irreparáveis, bem como dificulta a gestão pública. Neste contexto, esta pesquisa objetivou difundir conhecimentos relacionados à arborização viária patrimoniada da zona central de Sete Lagoas-MG, isto é, as árvores que possuem leis ou decretos municipais específicos que as protegem, imunizando-as de corte. Para isso, um protótipo de geovisualização na web foi desenvolvido e publicado na internet. O protótipo reúne um conjunto de dados estruturados, organizados e acessíveis via código de resposta rápida, compartilhando informações, inclusive o valor estimado da arborização urbana patrimoniada. Além disso, uma ferramenta de geocolaboração foi disponibilizada para troca de conhecimentos e informações com a população, bem como funções para pesquisas e melhor caminho, permitindo aos gestores públicos planejarem ações para gestão eficiente da arborização urbana patrimoniada.

Biografia do Autor

Jussara Kele da Silva, PUC-MG, Especialização em Geoprocessamento - Egresso.

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas(2004), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná(2012), especialização em Geoprocessamento pela PUC-MG (2016), especialização em Educação Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Sete Lagoas(2006), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas(2005) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Química pela Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas(1998). Atualmente é Professor de Ensino Profissionalizante da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas e Fiscal Ambiental da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.  

 

Matheus Pereira Libório, PUC Minas

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2011), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2014) e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor substituto auxiliar i da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e analista de mercado com ênfase em inovação - CEMIG Telecomunicações. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento da informação espacial, tomada de decisões, otimização, inovação tecnológica, geoprocessamento e inteligência competitiva, estratégia, econometria.

Sandro Laudares, PUC Minas

Professor do programa de Pós-graduação em Geografia/ Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas e coordenador do curso de pós-graduação em Geoprocessamento da PUC Minas Virtual. Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992), mestrado em Engenharia de Sistemas de Informação - UMIST - University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1997) e DOUTORADO em Geografia/Tratamento da Informação Espacial pela PUC Minas (2007). Coordena projetos de P&D aprovados na Fapemig e na CEMIG Telecom/ MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presta consultoria em análise espacial; métodos de otimização; modelagem de dados espaciais e desenvolvimento e implantação de sistemas de geovisualização / WebGIS (sistemas de informações geográficas para a web). Orienta alunos de mestrado e doutorado com bolsas do Cnpq e da Fapemig.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Silva, J. K. da, Libório, M. P., & Laudares, S. (2016). GEOVISUALIZAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA PATRIMONIADA DA ZONA CENTRAL DE SETE LAGOAS-MG. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 11(3), 56–72. https://doi.org/10.5380/revsbau.v11i3.63445

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana