SODIUM BICARBONATE VERSUS SODIUM CHLORIDE FOR PREVENTING CONTRAST-ASSOCIATED ACUTE KIDNEY INJURY IN CRITICALLY ILL PATIENTS: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL – HYDRAREA STUDY
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v4i1.52257Resumo
Introdução: A nefropatia por contraste é a terceira principal causa de injuria renal aguda em ambiente de unidade de terapia intensiva (UTI). As diretrizes atuais são controversas quanto a forma de prevenção de nefropatia por contraste. O objetivo do presente estudo foi comparar as soluções de bicarbonato de sódio (NaBIC) e cloreto de sódio (NaCl) na prevenção de nefropatia induzida por contraste. Métodos: Ensaio clinico randomizado conduzido em 3 UTIs na França. Os pacientes foram randomizados em 2 grupos, o primeiro utilizando bicarbonato de sódio e o segundo utilizando cloreto de sódio. O desfecho primário foi o desenvolvimento de injuria renal aguda. Resultados: 307 pacientes foram randomizados. Dos 156 pacientes que receberam cloreto de sódio, 52 (33,3%) evoluíram com IRA-pós contraste e dos 151 que receberam bicarbonato de sódio, 53 (35,1%) apresentaram IRA, sem diferença significativa entre os grupos (p=0,81). Discussão e conclusão: Algumas meta-análises anteriores mostraram uma menor incidência de IRA pós-contraste quando utilizadas soluções de NaBic. Contudo esses estudos apresentavam heterogeneidade metodológica importante. Neste ensaio clínico randomizado, não houve diferença significativa entre os dois grupos.
Referências
Sodium Bicarbonate Versus Sodium Chloride for
Preventing Contrast-Associated Acute Kidney Injury in
Critically Ill Patients: A Randomized Controlled Trial.
Critical Care Medicine: April 2017 - Volume 45 - Issue 4
- p 637–644
Brochard L, Abroug F, Brenner M, et al. for the
ATS/ERS/ESICM/SCCM/SRLF Ad Hoc Committee on
Acute Renal Failure.Prevention and management of
acute renal failure in the ICU patient: an international consensus conference in intensive care medicine. Am J
Respir Crit Care Med 2010;181:1128-55
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
