CUIDADOS PALIATIVOS EM CONDIÇÕES NEUROLÓGICAS AGUDAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v3i1.46378Resumo
Pacientes neurológicos terminais apresentam sintomas específicos e requerem cuidados paliativos específicos. Certas condições abruptas, como o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), levam a uma ruptura súbita com o estilo de vida anterior do paciente e dificuldade de compreensão da família e da equipe sobre a gravidade do quadro e prognóstico. Mesmo quando a terminalidade da vida não está evidente, diante de uma condição de saúde irreversível, sem possibilidade de resposta a um tratamento específico, a equipe médica deve considerar a introdução de cuidados paliativos, visando a promover conforto, qualidade de vida e dignidade ao paciente e seus familiares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).