DO EDITOR

Autores

  • Maurício Carvalho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rmu.v2i2.42235

Resumo

Em tempos difíceis costuma-se dizer que a adversidade traz consigo oportunidades. Entretanto, como avançar em tempos de crise? Talvez a resposta mais simples seja: inovar de forma genuína. E, particularmente, dentro da Universidade, promover a fina interação do binômio docência/pesquisa com o aluno. Almejar a autonomia intelectual e moral como finalidade da educação contemporânea1.

            Com o pensamento exposto acima, é muito oportuno nesta edição da RMU o editorial “DANC: Passado, Presente e Futuro”. O resgate científico e cultural do Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC) foi um compromisso assumido pela atual gestão. A RMU abre suas páginas para todas as iniciativas de pesquisa e extensão deste importante órgão representativo dos alunos da UFPR.

            Entre os vários artigos desta edição, destaco o estudo sobre depressão e ansiedade no pré-operatório e a utilidade da vancocinemia em pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

Outro destaque desta edição refere-se ao Journal Club, com realce para as possibilidades terapêuticas na hepatite alcoólica. E o exercício diagnóstico do Quiz, com um caso clínico desafiador para os melhores internistas.

Bom proveito,

Referências

Pascual JG. Autonomia intelectual e moral como finalidade da educação contemporânea. Psicol. cienc. prof. [online]. 1999, 19: 2-11. ISSN 1414-9893.

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

Carvalho, M. (2015). DO EDITOR. Revista Médica Da UFPR, 2(2), 54. https://doi.org/10.5380/rmu.v2i2.42235

Edição

Seção

Editorial