LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: AS DIFICULDADES DO LEITOR SOB O PONTO DE VISTA DA TEORIA DA EFICIÊNCIA VERBAL

Autores

  • Leonilda Procailo Faculdades Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9988

Palavras-chave:

leitura em LE, vocabulário, memória, esquemas

Resumo

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Biografia do Autor

Leonilda Procailo, Faculdades Santa Cruz

Leonilda Procailo é mestre em Lingüística e atualmente leciona inglês nas Faculdades Santa Cruz de Curitiba.

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Como Citar

Procailo, L. (2007). LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: AS DIFICULDADES DO LEITOR SOB O PONTO DE VISTA DA TEORIA DA EFICIÊNCIA VERBAL. Revista X, 2(0.2007). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9988

Edição

Seção

Artigos para número atemático