MACAÉ: UMA SAUDADE!
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9979Palabras clave:
Ensino de LEM, aprendizagem significativa, ensino públicoResumen
Com o objetivo de convidar professores de língua estrangeira a refletirem sobre sua prática pedagógica, este artigo incentiva a construção de conhecimento com os alunos de modo a desvelar suas identidades e promover sua transformação, tendo, por conseqüência, sua atuação responsável perante a sociedade. Partindo de experiências de salas de aula de língua inglesa em uma escola municipal de Macaé, no Rio de Janeiro, na condição de professora recém-nomeada por concurso público, a autora discorre sobre suas surpresas e peripécias para atrair a atenção de alunos de um contexto social de pobreza, violência e baixa auto-estima para o que estava sendo ensinado. Ao longo da narrativa, a professora tece comentários, apoiando-se em textos de educadores e pesquisadores como Marco Antonio Moreira e Júlio César Furtado, que discorrem sobre a aprendizagem significativa, e, por sua vez, fundamentam-se, principalmente, em leituras de Piaget, Vygotsky e Ausubel. Ao concluir que o potencial humano para o aprendizado é inesgotável e que não existe uma receita pronta, já que as escolhas metodológicas adequadas são altamente dependentes dos contextos onde ocorrem, a autora deixa a mensagem de que, sem comprometimento com a educação, toda prática pedagógica no ensino público tende ao fracasso.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

