Farmácia (d)e manipulação: O discurso da indústria farmacêutica em uma abordagem pragmática
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90743Palabras clave:
Discurso da indústria farmacêutica, Manipulação, Pandemia de Covid-19, Pragmática.Resumen
Trabalhos recentes em pragmática cognitiva evidenciam como a pandemia de Covid-19 resultou em uma série de fenômenos do interesse tanto das Ciências da Saúde quanto das Ciências Sociais e Humanas, suscitando a necessidade de integrar diferentes orientações acadêmicas em uma guinada interdisciplinar. Este trabalho propõe um estudo preliminar sobre o discurso da indústria farmacêutica, inserindo-se na perspectiva contemporânea da pragmática cognitiva e partindo de uma abordagem teórica e de análise de corpus. Serão integradas a Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, [1986]1995) e seus desdobramentos: a Epidemiologia das Representações (SPERBER, 1985) e a Vigilância Epistêmica (SPERBER et al., 2010). À luz da Teoria da Relevância, pode-se elucidar o processo interpretativo de um indivíduo/audiência que se depara com enunciados da indústria farmacêutica; a Epidemiologia das Representações auxilia na compreensão dos processos de distribuição de informações e representações culturais oriundas dessa indústria; e a Vigilância Epistêmica concerne à dimensão sociocognitiva dos mecanismos de filtragem que avaliam a confiabilidade das informações e suas fontes. A proposta de uma perspectiva da pragmática cognitiva pretende contribuir para a ampliação do estudo do discurso da indústria farmacêutica e para uma maior explicitação sobre se tratar de um discurso de saúde, propaganda ou manipulação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

