A metafunção composicional em campanhas com a hashtag #FICAEMCASA: Um estudo multimodal à luz da Gramática do Design Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90667

Palavras-chave:

Multimodalidade, Metafunção composicional, Pôsteres, Pandemia

Resumo

Com o crescimento de usuários na internet e o desenvolvimento de softwares de edição de imagens, a multimodalidade tornou-se mais presente nas práticas comunicativas, de modo a possibilitar inúmeras construções de sentidos que cooperam para a reflexão de pautas importantes, como a pandemia da Covid-19. Neste estudo, analisamos quatro pôsteres de filmes reformulados no contexto da pandemia pelo publicitário Nelson Caldeira; os textos foram extraídos de sites sobre cinema e cultura pop. Para tanto, aplicamos as categorias analíticas da metafunção composicional da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Tal estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, aponta para a relevância de textos socialmente construídos e readaptados de contexto ficcional para despertar o interesse e a dimensão afetiva do público-alvo e o seu engajamento em pautas de crise da vida real.

Biografia do Autor

Klausney Muniz Sampaio, Escola Estadual de Educação Profissional Comendador Miguel Gurgel, Fortaleza, Ceará.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2018) e formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio do Ceará (2018). Tem experiência na área de Linguística/Linguística Aplicada, com ênfase em Letras - ensino de Língua Portuguesa e Inglesa. Fez cursos de especialização em Escrita Literária e Metodologia do Ensino da LP e LI. É mestre em Linguística Aplicada. Participou, como ouvinte, de oficinas de Escrita Criativa com Socorro Acioli e de cursos presenciais de Linguagem Cinematográfica com o crítico brasileiro Pablo Villaça. Contribuiu com as coletâneas Mirabilia (2018), Todos os Tempos do Universo (2019), Fissura (2020) e Intervalo (2021), e já participou de livros publicados pela editora Selo Off Flip nas categorias conto, crônica e poesia. Em 2019, realizou curso de inglês na escola St. Giles, em Londres. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Educação Profissional Comendador Miguel Gurgel.

Dulcimar Albuquerque de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2022), cuja pesquisa abordou Semiótica Social e Multimodalidade. Tem especialização em Semiótica aplicada à literatura e áreas afins pela Universidade Estadual do Ceará (2018), graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuou no ensino da Língua Espanhola por quatro anos. Atualmente é ocupante de cargo de assistente em administração da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Sampaio, K. M., & Sousa, D. A. de. (2023). A metafunção composicional em campanhas com a hashtag #FICAEMCASA: Um estudo multimodal à luz da Gramática do Design Visual. Revista X, 18(2), 496–518. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90667

Edição

Seção

Artigos para número atemático