A metafunção composicional em campanhas com a hashtag #FICAEMCASA: Um estudo multimodal à luz da Gramática do Design Visual
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90667Palavras-chave:
Multimodalidade, Metafunção composicional, Pôsteres, PandemiaResumo
Com o crescimento de usuários na internet e o desenvolvimento de softwares de edição de imagens, a multimodalidade tornou-se mais presente nas práticas comunicativas, de modo a possibilitar inúmeras construções de sentidos que cooperam para a reflexão de pautas importantes, como a pandemia da Covid-19. Neste estudo, analisamos quatro pôsteres de filmes reformulados no contexto da pandemia pelo publicitário Nelson Caldeira; os textos foram extraídos de sites sobre cinema e cultura pop. Para tanto, aplicamos as categorias analíticas da metafunção composicional da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Tal estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, aponta para a relevância de textos socialmente construídos e readaptados de contexto ficcional para despertar o interesse e a dimensão afetiva do público-alvo e o seu engajamento em pautas de crise da vida real.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

