Entrelaçamentos entre teoria e prática: A translinguagem na formação docente no Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90618Palabras clave:
Translinguagem, Formação de professores, Ensino de línguas, Programa de Residência Pedagógica.Resumen
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) insere estudantes de licenciatura na docência em escolas públicas, acompanhados por um professor da escola e por um professor da universidade. Considerando que a pedagogia translíngue valoriza o conhecimento dos estudantes, encorajando-os a usar toda a gama do seu repertório linguístico para fazer sentido e/ou produzir textos em sala de aula (WELP; GARCÍA, 2022), o objetivo deste trabalho é analisar como os participantes do subprojeto Letras - Inglês do PRP na Educação de Jovens e Adultos se apropriaram do conceito de translinguagem (GARCÍA, 2009) na sua formação docente. Os dados foram gerados por meio de uma pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 2002) de orientação etnográfica (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007) a partir de observação participante em encontros síncronos, análise documental de materiais didáticos, relatórios e vídeos produzidos pelos participantes e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que, a partir do momento que conheceram a translinguagem durante a sua atuação no PRP, os participantes evidenciaram o seu protagonismo no enfrentamento de demandas pedagógicas autênticas, emergentes daquele contexto (GARCEZ; SCHLATTER, 2017), numa perspectiva prático-reflexiva, de modo a entrelaçar teoria e prática (PERRENOUD, 2002) na formação docente e a gerar mudanças consideradas positivas nas suas aulas de inglês na educação básica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

