Entrelaçamentos entre teoria e prática: A translinguagem na formação docente no Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90618

Palavras-chave:

Translinguagem, Formação de professores, Ensino de línguas, Programa de Residência Pedagógica.

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) insere estudantes de licenciatura na docência em escolas públicas, acompanhados por um professor da escola e por um professor da universidade. Considerando que a pedagogia translíngue valoriza o conhecimento dos estudantes, encorajando-os a usar toda a gama do seu repertório linguístico para fazer sentido e/ou produzir textos em sala de aula (WELP; GARCÍA, 2022), o objetivo deste trabalho é analisar como os participantes do subprojeto Letras - Inglês do PRP na Educação de Jovens e Adultos se apropriaram do conceito de translinguagem (GARCÍA, 2009) na sua formação docente. Os dados foram gerados por meio de uma pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 2002) de orientação etnográfica (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007) a partir de observação participante em encontros síncronos, análise documental de materiais didáticos, relatórios e vídeos produzidos pelos participantes e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que, a partir do momento que conheceram a translinguagem durante a sua atuação no PRP, os participantes evidenciaram o seu protagonismo no enfrentamento de demandas pedagógicas autênticas, emergentes daquele contexto (GARCEZ; SCHLATTER, 2017), numa perspectiva prático-reflexiva, de modo a entrelaçar teoria e prática (PERRENOUD, 2002) na formação docente e a gerar mudanças consideradas positivas nas suas aulas de inglês na educação básica.

Biografia do Autor

Ana Paula Seixas Vial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra (2017) e licenciada em Letras - Português e Inglês (2015) pela mesma instituição. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: formação de professores, ensino de línguas, materiais didáticos.

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Lancaster University (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (CAPES 7). Seus principais interesses de pesquisa são na área de internacionalização, inglês para fins acadêmicos, inglês como meio de instrução, linguística de corpus e formação de professores. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.

Deborah Luchesi Biazus Veronese Fritsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista de Iniciação Científica BIC-UFRGS no projeto de pesquisa "Sociedade, História e Memória nas Literaturas de Língua Inglesa"sob orientação da Profª. Drª. Sandra Maggio. É membro do projeto de extensão "GEDELLI - Grupo de Estudos e Debates sobre Literaturas de Língua Inglesa" e é estagiária na rede privada de ensino, atuando como professora de Inglês.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Vial, A. P. S., Sarmento, S., & Fritsch, D. L. B. V. (2023). Entrelaçamentos entre teoria e prática: A translinguagem na formação docente no Programa de Residência Pedagógica. Revista X, 18(2), 450–478. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90618

Edição

Seção

Artigos para número atemático