Charge no ensino de português para surdos: O humor levado a sério

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90610

Palabras clave:

Estratégias de Ensino, Charge, Português para Surdos.

Resumen

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto uma língua natural dos surdos, por força da Lei nº 10.436/2002, foi fundamental para uma mudança na realidade dos surdos no Brasil. O estabelecimento de um status de língua à Libras garantiu ao povo surdo, entre outros, o direito de ter a língua de sinais reconhecida como sua primeira língua (L1), sendo a língua portuguesa (LP), em sua modalidade escrita, sua segunda língua (L2). Isso posto, esta proposta baseia-se nos estudos de Quadros e Schmiedt (2006), Costa (2014), Alves (2020), e Brasil (2021), e tem como objetivo propor estratégias para o ensino de LP como L2 para surdos, a partir do gênero textual/discursivo charge, de modo que possibilitem novos olhares para a educação desse segmento nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º). Concebe-se que as estratégias sugeridas, que levam em consideração as relações estabelecidas pelos surdos em situações de contexto real e atentam para a manifestação linguística visuoespacial da língua de sinais, tornam a leitura dinâmica e favorecem uma percepção mais acurada da escrita como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social, bem como ampliam as possibilidades de participação dos surdos à cultura letrada. 

Biografía del autor/a

Anesio Marreiros Queiroz, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Letras, área de concentração - Linguagem e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Especialista em Libras com Docência do Ensino Superior (FAEME); graduado em Letras/Inglês (UESPI); membro do grupo de pesquisa EntreRios Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da UFPI e do GEDON - UFAL (Grupos de Estudos e Pesquisa em Discurso e Ontologia)

Clevisvaldo Pinheiro Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Letras, área de concentração - Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor Adjunto I, Libras, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. Membro do projeto de pesquisa Imagens da Cidade: Discurso e Produção de Conhecimento (LABEURB/UNICAMP/FAPESP). Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Membro dos grupos de pesquisa "O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas" , "diADorim" e "e-Urbano: da constitutividade do espaço urbano pelo digital" da Universidade Estadual de Campinas. Membro do grupo de pesquisa EntreRios - Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Queiroz, A. M., & Lima, C. P. (2023). Charge no ensino de português para surdos: O humor levado a sério. Revista X, 18(2), 383–401. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90610

Número

Sección

Artigos para número atemático