Charge no ensino de português para surdos: O humor levado a sério
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90610Palabras clave:
Estratégias de Ensino, Charge, Português para Surdos.Resumen
O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto uma língua natural dos surdos, por força da Lei nº 10.436/2002, foi fundamental para uma mudança na realidade dos surdos no Brasil. O estabelecimento de um status de língua à Libras garantiu ao povo surdo, entre outros, o direito de ter a língua de sinais reconhecida como sua primeira língua (L1), sendo a língua portuguesa (LP), em sua modalidade escrita, sua segunda língua (L2). Isso posto, esta proposta baseia-se nos estudos de Quadros e Schmiedt (2006), Costa (2014), Alves (2020), e Brasil (2021), e tem como objetivo propor estratégias para o ensino de LP como L2 para surdos, a partir do gênero textual/discursivo charge, de modo que possibilitem novos olhares para a educação desse segmento nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º). Concebe-se que as estratégias sugeridas, que levam em consideração as relações estabelecidas pelos surdos em situações de contexto real e atentam para a manifestação linguística visuoespacial da língua de sinais, tornam a leitura dinâmica e favorecem uma percepção mais acurada da escrita como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social, bem como ampliam as possibilidades de participação dos surdos à cultura letrada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

