Atravessando o peculiar terreno gastronômico da morte: Iguarias do sexo na poética agonizante de Roberto Bolaño

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90594

Palavras-chave:

Erótico, Fantástico, Pornográfico, Psicanálise.

Resumo

Nos dédalos fantasísticos da literatura, considerando as singularidades melífluas do discurso erótico-pornográfico, a palavra é dominada pelo signo do excesso, uma sinfonia pulsante que privilegia os domínios auspiciosos da carne que se deixa afetar, inquisitorialmente, pelas idiossincrasias da subjetividade. Por essa tessitura particular, articulando os operadores licensiosos da literatura obscena com os algoritmos nebulosos do fantástico, destaca-se a obra Putas assassinas (2001), produção de um dos maiores escritores cubanos do contemporâneo, Roberto Bolaño (2001). Em seu conto, O retorno, peça que compõe a obra em tela, vislumbra-se um engenhoso esgarçamento dos discursos já referidos. Na narrativa, inicialmente, testemunhamos a sobrevida de um narrador fantasma que, resignadamente, acompanha os descompassos de seu corpo extraviado, rumo a uma experiência necrofílica, em que o cadáver se submete a um copioso ritual de abusos amorosos, arqueado por Villeneuve, um distinto estilista francês que, por acaso, nutre um aguçado sentimento por amantes sem vida. Assim, no desfiar das ações abusivas do violador, decorrer-se-á o suposto encontro do algoz com o fantasma de seu desejo. Desse modo, com o intuito de investigar as antinomias que coadunam o fantástico à imaginação erótica/pornográfica, considerando tanto as teorias literárias quanto as teorias psicanalíticas, debruçar-nos-emos sobre o universo bolaniano.

Biografia do Autor

Matheus Pereira de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Estrangeira; É membro do Grupo de Pesquisa LIGEPSI, atualmente, é mestrando do Programa de Pós Graduação em Letras, fazendo parte da linha Poéticas da Subjetividade, na UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, na qual se formou em Licenciatura na área de Letras-Português. Realiza pesquisas em Literatura e Psicanálise, a partir da estética fantástica e seus desdobramentos no século XX e XXI.

Hermano de França Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPB). Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco - PROPESQ/UFPE, na área de Análise do Discurso, sob a supervisão da Profª. Dr.ª Maria Virgínia Leal. Especialista em 'Psicanálise: Teoria e Prática', pelo Espaço Psicanalítico - EPSI, com monografia orientada pela Prof.ª Dr.ª Maria Neuma Carvalho de Barros. Tem experiência na área de Linguagem, Literatura e Cultura, com ênfase em Semiótica, Literatura e Psicanálise. Desenvolve estudos sobre: a) Literatura Erótica; b) Erotismo, Discurso e Memória; c) Semiótica e Psicanálise; d) Literatura e Psicanálise; e) e Literatura e Estudos de Gênero.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

de Freitas, M. P., & Rodrigues, H. de F. (2023). Atravessando o peculiar terreno gastronômico da morte: Iguarias do sexo na poética agonizante de Roberto Bolaño. Revista X, 18(2), 649–666. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90594

Edição

Seção

Artigos para número atemático