Recuperando a esperança em meio à escuridão: o papel do gênero em narrativas distópicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i4.87033Palabras clave:
Distopia (crítica), Gênero, Indefinição de gênero, Leni ZumasResumen
Meu objetivo é comentar a distopia a partir de uma abordagem que tem destacado, desde o início, questões de escrita em suas intersecções com questões de gênero e da desconstrução da alta e da baixa cultura. Na primeira parte do artigo, desenvolvo uma reflexão sobre o gênero da distopia, seus elementos constitutivos e suas transformações, com um olhar específico para sua dimensão de gênero, suas características formais e temáticas, bem como seus modos de articular horizontes de esperança. Na segunda parte, eu reflito sobre as convenções e desenvolvimentos da distopia, me apoiando nos estudos de Lyman Sargent (1994, 2022), em meu próprio trabalho e junto com Tom Moylan (2003, 2020), e os de Ildney Cavalcanti (2000), Ruth Levitas (2007). Entendo que a distopia permanece sendo um termo para um gênero literário distinto, com sua história particular, suas características formais, mas também sua forma evolutiva. Na terceira parte do artigo, analiso o romance de Leni Zumas, As horas vermelhas: para que servem as mulheres, como exemplo das distopias críticas produzidas hoje. Finalmente, concluo que, em tempos sombrios, a literatura distópica se torna ainda mais importante para nós, oferecendo tanto as ferramentas quanto o incentivo necessário para que interpretemos criticamente e transformemos nosso presente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

