Conhecimento narrativo como alternativa em distopias do século XXI escritas por mulheres

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i4.87003

Palabras clave:

Distopia, Narrativa distópica, Conhecimento narrativo, Literatura escrita por mulheres

Resumen

Em romances como The Telling, de Ursula K. Le Guin, Midnight Robber, de Nalo Hopkinson, e The Year of the Flood, de Margaret Atwood, o conhecimento narrativo, ou seja, aquele sistematizado a partir de histórias populares, cria espaços democráticos que permitem que uma noção não-excludente de humanidade se desenvolva. O conhecimento narrativo se apresenta como contraponto à visão restritiva totalizadora do pensamento científico capitalista e permite que as protagonistas destas obras afirmem a si mesmas, suas culturas e suas comunidades de maneira que uma nova forma de viver seja possível. Longe de serem tratados contra a ciência, essas narrativas distópicas resgatam a importância do diálogo entre as diversas formas de conhecimento para que a humanidade englobe, de fato, todos os humanos e não apenas grupos específicos. A partir das considerações de Jean-François Lyotard, Ailton Krenak e Sandra Harding, este trabalho discute como esses romances questionam a natureza do conhecimento e propõem formas mais plurais de se encarar o mundo. Nessas distopias de violência e miséria, o conhecimento narrativo é aquele que abre espaço para o horizonte utópico e para a esperança de um futuro menos desigual.

Biografía del autor/a

Melissa de Sá, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Congonhas

Professora de inglês e literaturas de língua inglesa no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa na UFMG. Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014-UFMG) e graduada em Letras Inglês/Licenciatura (2011) pela mesma instituição. Desde 2010 desenvolve pesquisa na área de Literaturas de Língua Inglesa focando em distopias escritas por mulheres. Leciona inglês como língua estrangeira desde 2008. 

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

de Sá, M. (2022). Conhecimento narrativo como alternativa em distopias do século XXI escritas por mulheres. Revista X, 17(4), 1144–1160. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i4.87003