Economia do Cuidado: Reflexões para um Feminismo Decolonial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.84402Palavras-chave:
Economia do Cuidado, Feminismo Descolonial, Políticas Públicas.Resumo
O presente artigo se inscreve na abordagem, partindo das teorias e dos diferentes enfoques das políticas públicas, de uma das demandas feministas mais importantes: o reconhecimento dos trabalhos de cuidado e de sua participação e impacto na economia dos países. A primeira parte deste artigo mostrará alguns dos indicadores que são produzidos para dar conta da situação de inequidade das mulheres na América Latina. Na segunda parte, de modo sucinto, são apresentados dois tipos de políticas formuladas por instituições multilaterais e pelo Estado, como resposta a esta situação, e, na terceira, será apresentada a proposta que, fazendo uma crítica a estas instituições, a economia feminista vem formulando, através do conceito de economia do cuidado. Por último, reflete-se as implicações que pode ter para a economia do cuidado a sua deslocalização teórica diante os processos que se desenvolveram até aqui.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.