Homossexual e patriota: Três versões de Roger Casement como personagem de ficção
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.83005Palabras clave:
Roger Casement, Patriotismo, Homossexualidade, PerformatividadeResumen
O revolucionário irlandês Roger Casement, aclamado por expor atrocidades cometidas contra a humanidade no Congo Belga e na Amazônia peruana, foi impedido de alcançar status de herói revolucionário, entre outros motivos, devido a um conjunto de diários de cunho homossexual conhecido por Black Diaries, encontrados pelo Ministério do Interior britânico. Neste artigo discute-se a representação de Roger Casement como personagem em três romances que desafiam a crença de que patriotismo e homossexualidade são características mutuamente excludentes: At Swim, Two Boys (2001) de Jamie O’Neill, O Sonho do Celta (2011) de Mario Vargas Llosa, e em The Knight of the Flaming Heart (1995) de Michael Carson, Casement é um espírito, interferindo na vida dos habitantes de Ardfert, no Oeste da Irlanda. A fundamentação teórica está baseada na teoria queer, em especial nos escritos de Judith Butler acerca da performatividade e nas principais biografias sobre Roger Casement.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

