Traços despatriarcais de subversão da heteronormatividade em Fedora, de Kate Chopin
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82894Palavras-chave:
Despatriarcalização, Lésbica, Fedora, Kate Chopin.Resumo
A ativista boliviana, María Galindo, criadora do termo despatriarcalização – que entende a intrínseca relação entre o colonialismo e o patriarcado – institui 3 eixos metafóricos como os eixos em que o patriarcado baseia as suas opressões: a puta, a índia e a lésbica. Basicamente, as opressões abarcadas em cada um dos eixos se expressam, respectivamente, por meio da negação do prazer à mulher, pela domesticação dos seus corpos, e pela negação das sexualidades divergentes do padrão heteronormativo. Assim, esse trabalho tem por objetivo analisar o conto Fedora, da escritora estadunidense, Kate Chopin, de maneira a sublinhar os traços de subversão despatriarcal presentes na narrativa e que são expressos, principalmente, pelo eixo da lésbica, ou seja, na subversão de padrões heteronormativos. Para tanto, Galindo (2013; 2014), Rich (1993), Curiel (2011; 2013), entre outros, são utilizadas como aporte teórico da análise.
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