Traços despatriarcais de subversão da heteronormatividade em Fedora, de Kate Chopin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82894

Palavras-chave:

Despatriarcalização, Lésbica, Fedora, Kate Chopin.

Resumo

A ativista boliviana, María Galindo, criadora do termo despatriarcalização – que entende a intrínseca relação entre o colonialismo e o patriarcado – institui 3 eixos metafóricos como os eixos em que o patriarcado baseia as suas opressões: a puta, a índia e a lésbica. Basicamente, as opressões abarcadas em cada um dos eixos se expressam, respectivamente, por meio da negação do prazer à mulher, pela domesticação dos seus corpos, e pela negação das sexualidades divergentes do padrão heteronormativo. Assim, esse trabalho tem por objetivo analisar o conto Fedora, da escritora estadunidense, Kate Chopin, de maneira a sublinhar os traços de subversão despatriarcal presentes na narrativa e que são expressos, principalmente, pelo eixo da lésbica, ou seja, na subversão de padrões heteronormativos. Para tanto, Galindo (2013; 2014), Rich (1993), Curiel (2011; 2013), entre outros, são utilizadas como aporte teórico da análise.

Biografia do Autor

Ana Paula de Castro Sierakowski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná.

Ana Paula de Castro Sierakowski é doutora em Letras pela UNIOESTE - Cascavel, mestra e graduada em Letras pela UEM - Maringá. É, atualmente, professora colaboradora da UNIOESTE - MCR, na área de Literatura.

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Publicado

2022-03-04

Como Citar

Sierakowski, A. P. de C. (2022). Traços despatriarcais de subversão da heteronormatividade em Fedora, de Kate Chopin. Revista X, 17(1), 100–127. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82894