A Teoria Queer e o conceito de Alteridade na construção dos contos de Caio Fernando Abreu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82892

Palavras-chave:

Teoria queer, Alteridade, Literatura Brasileira, Caio Fernando Abreu.

Resumo

Entendemos  que a literatura contemporânea vem ultrapassando barreiras ao apresentar-nos obras tão próximas da realidade e enaltecendo a voz de um grupo que dificilmente obtinha o direito de falar, os que vivem à margem. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar, com base nos conceitos de alteridade e da teoria queer, os contos “Dama da Noite” e “O rapaz mais triste do mundo”, inseridos no livro Os dragões não conhecem o paraíso, de Caio Fernando Abreu. Buscamos , com este estudo, compreender qual o papel do conceito de alteridade na construção de escritos como o de Caio e, também, viabilizar estudos que abordem a teoria queer como um dos pontos centrais das narrativas.  Para tanto, desenvolvemos  uma pesquisa de cunho bibliográfico, juntamente com as análises literárias das narrativas, a fim de estabelecer relações entre a teoria e os contextos envoltos nos contos do autor supracitado. Como base teórica, nos apoiamos  em autores como Judith Butler, Guacira Louro, Mário César Lugarinho, dentre outros.  Por fim, concluímos que tal estudo abordou, de forma sucinta, as narrativas, os estereótipos particulares da sociedade e como o autor usa a literatura para a contestação da discriminação, da repressão, da violência, do autoritarismo e do preconceito.  

 

Biografia do Autor

Luciane de Lima Paim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Mestra em Letras, pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela mesma instituição. Doutoranda em Letras, pela linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas que englobem temáticas voltadas às teorias interseccionais de gênero, raça e classe, estudos decoloniais, Literatura Negra de Autoria Feminina, Literatura Negra-periférica, violência, autoritarismo, crítica social, memória, escritas de si, escritos de/sobre Carolina Maria de Jesus e escritos de/sobre Conceição Evaristo.

Patrini Viero Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Graduada em Letras - Português e Literatura - Licenciatura nº ano de 2017, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Estudos Literários, linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social, pela Universidade Federal de Santa Maria (conclusão em 2019). Atualmente, realiza seu doutorado em Estudos Literários, na linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL / UFSM).

 

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Paim, L. de L., & Ferreira, P. V. (2022). A Teoria Queer e o conceito de Alteridade na construção dos contos de Caio Fernando Abreu. Revista X, 17(1), 171–187. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82892