Bem viver, decolonialidade e bioética: discussões, contribuições e articulações
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78185Palavras-chave:
Bem viver, Bioética, Capitalismo, DecolonialidadeResumo
A presente reflexão pretende mostrar como o projeto de decolonialidade, a proposta do Bem Viver e a Bioética contribuem de maneira significativa para a resolução de problemas atuais advindos do projeto da Modernidade, como por exemplo, as relações de poder, a pobreza, a deterioração ambiental, o consumo, o sentido de comunidade, a luta pela sobrevivência e outros aspectos de igual ou maior relevância. Os problemas mencionados podem ser articulados e projetados de maneira dialógica e complementar desde as perspectivas e contribuições dessas três áreas. O artigo está dividido em três seções. Em primeiro lugar, apresenta-se uma descrição de algumas críticas ao modelo modernidade/colonialidade. Logo, menciona-se o significado e as possibilidades que oferece o Bem Viver. Por último, se estabelecem alguns pontos de encontro entre as perspectivas do projeto decolonial, o “Bem Viver” e a Bioética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.