DISCURSOS FASCISTAS: ENFRENTAMENTO, RESISTÊNCIA E COMBATE NA/PELA LÍNGUA(GEM)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76537Palavras-chave:
Discurso, Linguagem, Resistência.Resumo
Nos últimos anos, tornou-se facilmente perceptível a ampliação de discursos considerados neofascistas circulando em nossa sociedade, particularmente por meio das mídias digitais. As consequências desses discursos são profundas para a democracia brasileira, que se vê ameaçada por ações que variam desde perseguições políticas até falácias que forjam informações científicas, tornando-as incorretas e imprecisas. Além disso, tornou-se facilmente identificável a construção e a propagação de projetos de necropolítica que atingem as populações mais vulneráveis, ampliando diferentes formas de violência simbólica e/ou física. Diante desse quadro, como docentes de universidades públicas brasileiras, pesquisadores e linguistas aplicados engajados em reflexões e discussões acerca das relações que se estabelecem entre língua(gem) e construção social e identitária, nos preocupamos e nos sentimos não apenas provocados a, mas também responsáveis por construir formas e práticas de resistências. Este dossiê resulta dessa preocupação, dessa provocação e dessa responsabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

