CONVENIÊNCIA DA CIÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus Universitário de Palmas Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) https://orcid.org/0000-0002-3994-1225

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76142

Palavras-chave:

Educação científica, Estudos dos Letramentos, Linguística Aplicada.

Resumo

Wagner Rodrigues Silva (UFT), no sétimo artigo, “Conveniência da ciência na política brasileira de alfabetização”, apresenta uma análise das consequências de discursos fascistas na política nacional de alfabetização, discursos esses que se valem de falácias científicas como subsídios para justificar alterações na educação pública brasileira.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus Universitário de Palmas Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (ASWU). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente, é bolsista de produtividade do CNPq, professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras). Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Campus Universitário de Palmas. Foi Bolsista de Produtividade 2F (CNPq) entre os anos 2009 e 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e estágio supervisionado nas licenciaturas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017).

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Silva, W. R. (2020). CONVENIÊNCIA DA CIÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO. Revista X, 15(4), 60–66. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76142