CONVERGÊNCIAS ENTRE MULHER-MARAVILHA E CONTO MARAVILHOSO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71597Palavras-chave:
Conto de fadas, A pequena sereia, Super-herói, Mulher-Maravilha, Ano Um.Resumo
Apesar de parecerem distantes em sua concepção e características mais básicas, contos de fadas e superaventura podem ser considerados gêneros relacionados quando pensados dentro do grande gênero narrativo do maravilhoso identificado por Carolina Marinho. Este artigo explora alguns pontos de ligação entre ambos e busca demonstrar tal diálogo por uma análise do conto “A pequena sereia”, de Hans Christian Andersen, em relação à história em quadrinhos Wonder Woman: Year One, roteirizada por Greg Rucka e ilustrada por Nicola Scott. A análise procura investigar se essas narrativas estão conectadas por uma relação de hipertextualidade e como se enquadram no maravilhoso, fazendo uso de formas específicas devido à diferença de recursos que possuem para contar histórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.