QUADRINIZANDO SHAKESPEARE: MACBETH, POR KATE BEATON

Autores

  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rebeca Pinheiro Queluz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71584

Palavras-chave:

Shakespeare em quadrinhos, Macbeth, Kate Beaton.

Resumo

Este artigo analisa tiras cômicas de Macbeth publicadas por Kate Beaton. A cartunista tematiza, em seu blog, figuras históricas e personagens fictícios, sobretudo, da literatura ocidental. Em “The Scottish Play”, Beaton comenta passagens específicas da peça shakespeariana. A base de nossa análise serão os trabalhos de Linda Hutcheon, Julie Sanders, Sarah Sillin e Daniel Marrone. Queremos refletir sobre o diálogo entre a literatura e os quadrinhos, procurando compreender como Beaton explora a linguagem da narrativa sequencial e as mídias sociais para atualizar as peças do dramaturgo inglês e construir estratégias de aproximação com os leitores.

 

 

Biografia do Autor

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Professora Titular aposentada do Departamento de Desenho Industrial. Professora Voluntária do PPGTE (UTFPR). 

Rebeca Pinheiro Queluz, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Estuda as relações entre as histórias em quadrinhos e a literatura, especialmente no que concerne às obras de Shakespeare.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Queluz, M. L. P., & Queluz, R. P. (2020). QUADRINIZANDO SHAKESPEARE: MACBETH, POR KATE BEATON. Revista X, 15(2), 275–294. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71584