INCOMPREENSÃO E SOBERBA EM MAFALDA: A COMBINAÇÃO ENTRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

Autores

  • Diego Domingues Torres Centro Universitário Barão de Mauá - CBM
  • Leandro Fernandes da Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Paulo Eduardo de Barros Veiga Universidade de São Paulo - USP https://orcid.org/0000-0002-1250-8237

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71331

Palavras-chave:

Tirinhas, Mafalda, Poética, Significação.

Resumo

O estudo da linguagem sincrética que compõe a literatura sequencial torna-se relevante à compreensão do fenômeno poético-literário, em diálogo com a temática sociopolítica das tirinhas do quadrinista Quino, autor de Mafalda. O artigo propõe estabelecer a significação do texto, a partir da observação de homologias entre conteúdo e expressão, em vista da percepção de que o texto sincrético de Quino é, antes de predominantemente referencial, necessariamente poético. Em suma, analisa-se uma tirinha sem perder de vista o dado poético, considerando a sua estrutura como gênero textual e a sua dimensão política.

Biografia do Autor

Diego Domingues Torres, Centro Universitário Barão de Mauá - CBM

Graduando em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Possui graduação em Licenciatura em Computação - Uniseb (2010). Atualmente trabalha como Assistente de serviços técnicos no Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Sertãozinho. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Licenciatura e na área de Letras.

Leandro Fernandes da Silva, Centro Universitário Barão de Mauá

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2018).

Paulo Eduardo de Barros Veiga, Universidade de São Paulo - USP

Paulo Veiga é pós-doutorando do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa concedida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Fez o doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), sob orientação do Prof. Dr. Márcio Thamos, com quem fez, também, o mestrado, na mesma faculdade. Nesse período, recebeu apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e foi contemplado pelo Programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do governo canadense, tendo estudado na University of Winnipeg, província de Manitoba. Possui graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado em Português e em Latim) também pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr). Dentre outras instituições, já foi professor do curso de Letras (Licenciatura em Português e em Inglês) do Centro Universitário Moura Lacerda (CML), unidade sede, e do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM); ambos localizados em Ribeirão Preto (SP). Ademais, em Londres (Reino Unido), de 2011 a 2012, frequentou a instituição Princes College. Atualmente é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e participa do Grupo de Pesquisa LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (cadastrado na base dos Grupos de Pesquisa/CNPq), do Grupo de Pesquisa POMA (Poética e Métrica na Antiguidade) e do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM). Quanto à produção artístico-musical, atua como violinista (spalla na USP Filarmônica e violinista na Oficina Experimental da USP), executando tanto obras do século XVII quanto obras contemporâneas. Em relação à produção literária, já publicou poemas em antologias brasileiras, tendo sido selecionado em mais de cinco concursos literários.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Torres, D. D., Silva, L. F. da, & Veiga, P. E. de B. (2020). INCOMPREENSÃO E SOBERBA EM MAFALDA: A COMBINAÇÃO ENTRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL. Revista X, 15(2), 258–274. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71331