REELABORAÇÃO DE GÊNEROS - UMA PRÁTICA LINGÜÍSTICA/DISCURSIVA

Autores

  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.6830

Palavras-chave:

gênero, ensino e aprendizagem, linguagem, ideologia

Resumo

Neste artigo proponho discutir a importância dos gêneros discursivos no trabalho de sala de aula para a configuração de uma prática lingüística voltada para a prática social. Inicio com um breve esboço teórico da concepção de gênero, dividindo as diferentes visões a respeito desse tema em dois grandes blocos. Em seguida desenvolvo um pouco de cada um desses grandes campos, definindo língua/linguagem e o que se configuraria como gênero em cada uma das visões nelas inseridas metodologicamente. Por fim proponho uma atividade pedagógica de transformações genéricas, resultantes de um deslocamento também ideológico-crítico.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Alagoas. Bolsista Cnpq. Trabalho em Lingüísitca Aplicada.

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Publicado

2007-09-30

Como Citar

Lima, R. de C. S. M. S. (2007). REELABORAÇÃO DE GÊNEROS - UMA PRÁTICA LINGÜÍSTICA/DISCURSIVA. Revista X, 1(0.2007). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.6830

Edição

Seção

Artigos Especiais