O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

  • Verônica Zandona Prado Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Silva Vinci Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43778

Palavras-chave:

Ensino de LE, Cultura, Interculturalidade, Criticidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo conjugar duas pesquisas em nível de graduação em desenvolvimento quanto a seus aportes teóricos e questões de estudo em comum em relação à presença e abordagem do conceito de cultura no ensino de língua estrangeira (LE) bem como sua inclusão em uma forma outra de se pensar a educação linguística a partir de uma perspectiva intercultural. Partindo da reflexão de que a cultura é corriqueiramente tomada como mero componente ou acessório no processo de ensino-aprendizagem de línguas e que, concomitantemente, existe um processo de globalização em andamento, vimos como necessário debater sobre os impactos das interações humanas e conflitos interculturais, resultantes dessa integração contemporânea, para o ensino de LE. Tomando como base autores que discutem e teorizam noções de cunho intercultural e crítico (Maher, 2007), particularmente no âmbito da educação e do ensino de línguas (Kramsch, 1996; Kubota, 2001; Luke; 2001; Scheyerl, 2012), buscamos refletir sobre a heterogeneidade das práticas sociais e de que modo abordá-las nas aulas de LE a fim de desenvolver a compreensão intercultural e o pensamento crítico nos alunos, corroborando com novas e outras formas de construção do conhecimento e de ensino-aprendizagem, mais colaborativas e democráticas.

Biografia do Autor

Verônica Zandona Prado, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Estudos da Linguagem

Departamento de Linguística Aplicada

Aline Silva Vinci, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Estudos da Linguagem

Departamento de Linguística Aplicada

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Como Citar

Prado, V. Z., & Vinci, A. S. (2015). O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. Revista X, 2(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43778